segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Intestino delgado - Histologia I

Resumo de Histologia para a segunda séria (histologia I)

Intestino delgado:

Como vocês puderam observar durante as aulas, o intestino delgado é uma estrutura bastante fácil de ser identificada devido ao tipo do epitélio associado com células caliciformes e uma musculatura lisa ao redor desse tecido.

O intestino delgado é a porção final do sítio de digestão dos alimentos, secreção de substâncias e absorção de nutrientes. As células epiteliais de revestimento são as responsáveis por fazer a absorção dos nutrientes. Sendo o órgão principal para a absorção de nutrientes devido ao seu vasto comprimento (aproximadamente 5m). Esse órgão é dividido em três diferentes segmentos (duodeno, jejuno e ílio, sequência craniocaudal). Esses segmentos apresentam também camadas em comum, mas que não vem ao caso para a série em questão.

Complementação:
Células caliciformes: São glândulas unicelulares exócrinas sem ductos para a liberação das secreções. Elas estão distribuídas entre as células absortivas. São menos abundantes no duodeno e aumentam em número em direção ao ílio. Estas produzem glicoproteínas ácidas do tipo mucina que são hidratadas e formam ligações cruzadas entre si para originar o muco, cuja função principal é proteger e lubrificar o revestimento do intestino.

A célula caliciforme pode ser encontrada no epitélio de vários órgãos além do intestino delgado como anteriormente citado. Em seu pólo apical, a célula caliciforme apresenta muitos grânulos de secreção glicoprotéica, grandes e pouco elétron-densos. O núcleo é geralmente achatado e deslocado para a parte basal da célula, região rica em retículo endoplasmático rugoso. Acima do núcleo, encontramos o aparelho de Golgi muito desenvolvido. No retículo endoplasmático rugoso se inicia a síntese das glicoproteínas. Os glicídios são adicionados à parte protéica no retículo rugoso e no aparelho de Golgi, principalmente. O muco, gel viscoso e elástico que protege e lubrifica a superfície do epitélio, é formado pelas glicoproteínas que se tornam muitos hidratadas quando são liberadas das células.

Aprofundamento: JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia Básica: Texto/Atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/koogan, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário